Oxóssi da Floresta
Ouça o segundo episódio do podcast:
Roteiro Oxóssi da Floresta
Essa é a história de Oxóssi, o grande protetor das matas, o orixá caçador, que carrega consigo um arco e flecha poderoso. Ele é irmão de Ogum, que é orixá guerreiro, mestre na confecção e no manuseio das armas. A missão de Ogum é guerrear! Onde tem luta, lá estará o grande guerreiro Ogum.
Certa vez, Ogum precisava de ajuda para manter sua família forte e saudável em seu palácio, já que ele passava dias e noites batalhando em outros reinos. Resolveu, então, chamar seu irmão, Odé, pois ele não gostava de acompanhar Ogum nas suas guerras, gostava mesmo é de passar horas na mata, (SONS DE FLORESTA) ouvindo os sons da floresta, subindo em árvores e observando todo tipo de animal que vivia por ali. Então Ogum disse:
“Odé, vou te ensinar a caçar! Assim, posso me ausentar sem preocupação, pois você trará da floresta todo alimento necessário para o sustento da nossa família! Pegue esse arco e flecha e me siga! ”
Ogum ensinou ao seu irmão tudo que sabia sobre caça, e Odé, gostava tanto de estar na Floresta que aprendeu muito bem, e se tornou um caçador ainda mais forte e ágil que Ogum. Odé trazia da floresta alimento farto para todos, e ao mesmo tempo protegia os animais e as plantas, mantendo o equilíbrio da natureza.
Certa vez, no Reino de Ifé, estava acontecendo uma grande festa em agradecimento às divindades, pois a colheita de inhame, o principal alimento cultivado por ali, tinha sido muito abundante. Todos festejavam e se divertiam, comendo inhame e bebendo vinho de Palma. De repente, um gigantesco pássaro pousou em cima do palácio, no meio da festa! Disseram que o ele tinha sido enviado por feiticeiras que não tinham sido convidadas para a comemoração....Todos ficaram assustados com o tamanho daquele animal e começaram a correr de um lado para o outro! Mais que depressa, o Rei resolveu então chamar todos os caçadores das redondezas. O primeiro caçador chegou com 50 flechas! Foi atirando uma a uma, e nada de conseguir abater aquele bicho. O segundo caçador veio com 40 flechas! Atirou todas e nada conseguiu! O terceiro, que tinha 20 flechas também desperdiçou todas, e o pássaro continuava lá. Então apareceu Odé, carregando apenas uma flecha no seu arco, e disse:
“Ó grande rei de Ifé, se me permite, vou colocar um fim nessa situação de uma vez por todas. Minha flechada será certeira! ”
Ninguém acreditou, afinal, tantas flechas já haviam sido lançadas e aquele pássaro tranquilamente as desviava, como apenas uma flecha seria suficiente? O que não se sabia, é que a mãe desse caçador havia feito uma bela oferenda às feiticeiras, dando a elas alguns búzios, flores e bom alimento. Assim, quando Odé preparou sua flecha, algo surpreendente aconteceu, o grande pássaro abriu suas enormes asas, deixando seu peito aberto, e o caçador acertou em cheio! A ave caiu no chão e esse foi o sinal de que as feiticeiras já não estavam mais ofendidas e a paz havia sido restabelecida. Todos comemoraram e puderam seguir festejando com muita alegria.
Então, a partir desse dia, Odé passou a ser chamado de Oxóssi, o orixá das matas, o grande caçador de uma flecha só!
Ponto de Oxóssi
https://www.youtube.com/watch?v=6FVgtUOLC_U
Referência da produção da narrativa
ATIVIDADES
1) Os Orixás, como os da história do podcast, são divindades ligadas à natureza e, geralmente, presentes nas manifestações religiosas de matriz africana. Observe as imagens:
IEMANJÁ
NOSSA SENHORA
DOS NAVEGANTES
SÃO SEBASTIÃO
OXÓSSI
Na época da escravidão, a cultura das pessoas que foram trazidas do continente africano foi fortemente reprimida. Como uma forma de resistência, os orixás passaram a ser associados a imagens de santos católicos. Faça uma pesquisa e depois escreva em seu caderno um texto explicando porque isso ocorreu:
CAROS PROFESSORES
OBJETIVO: Destacar a diversidade cultural e a conservação de características culturais apesar da repressão. Trabalhar o tema das diversas formas de resistência, diversidade cultural, racial e religiosa. Trazer temas relativos ao período escravocrata.
Essa atividade traz a camada histórica do mito possibilitando o desenvolvimento de uma pesquisa sobre um processo histórico, sua contextualização e efeitos na sociedade. Pode desencadear reflexões sobre o período escravocrata, sobre a aculturação, e também sobre racismo e preconceito racial ou religioso. Podem ser trabalhados aqui também os mitos de origem católica, como o da Nossa Senhora dos Navegantes e o de São Sebastião. É importante tratar do tema focando no respeito à diversidade, à alteridade, valorização das variadas culturas e desenvolvimento da empatia e alteridade.
2) Depois de ouvir o podcast com a história de Oxóssi, realizem, em casa, uma pesquisa sobre esse Orixá. Busquem informações sobre como ele é representado, seus símbolos, instrumentos, poderes, dons, temperamento. Tragam para a escola elementos coletados apenas na natureza que representem de alguma forma esse Orixá, como galhos, plantas, pedras, troncos e penas. Com a ajuda do professor usem esses elementos para montar um cenário em um ambiente da escola (preferencialmente externo). Usem o espaço com criatividade, dispondo os elementos da natureza de forma pensada coletivamente. Com o cenário pronto é hora de recontar a história. Escolham alguns representantes para serem os contadores ou cada aluno pode contar um pedaço da narrativa.
CAROS PROFESSORES
OBJETIVOS: Explorar os modos de simbolizar os arquétipos. Criar um espaço coletivo que se relacione com a narrativa. Perceber as relações possíveis entre os mitos iorubas e a natureza.
Essa atividade traz a camada do mito que se relaciona com os símbolos arquetípicos. A ideia é criar um ambiente que expresse, ou se conecte, com a narrativa mítica, permitindo uma experiência mais profunda do mitohermeneuta na interpretação da história contada, reforçando os elementos psíquicos que compõe o personagem mítico de Oxóssi. Esse Orixá traz consigo a abundância da natureza, o equilíbrio entre a caça/pesca/coleta e a preservação. Traz a coragem, a determinação de uma flecha certeira, o talento e o dom de cada um. Todos esses elementos podem ser explorados na disposição dos símbolos no cenário. Essa atividade pode fazer com que os estudantes entrem em contato com essas emoções e sentimentos, ajudando no seu desenvolvimento psíquico e emocional.
3) Observe as imagens:
Pensem em como essas imagens se relacionam com o tema trazido no podcast, debatam o assunto com os colegas e professor(a). Depois escreva sua conclusão nas linhas abaixo e em seguida, crie uma imagem expressando sua ideia sobre o tema. O trabalho final pode ser apresentado em formato de charge, HQ ou gravura.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
CAROS PROFESSORES
OBJETIVOS: Combater à intolerância religiosa. Trabalhar o respeito às diferentes crenças e formas de pensar e agir no mundo.
Essa atividade traz a camada do mito que se relaciona com crenças religiosas. O professor poderia também conduzir um bate-papo sobre a religiosidade das famílias dos estudantes, entendo a diversidade mesmo dentro de uma religião e criando um ambiente amigável e respeitoso para tratar dessas diversidades.
O professor pode também trazer outros assuntos relacionados à intolerância religiosa, mencionando exemplos de como a rivalidade e não aceitação entre religiões afetam a história das sociedades, gerando crises, guerras, migrações, ocupações, genocídios, etc. para isso é possível usar vídeos, documentários e reportagens.
A atividade deve reforçar o respeito a todas as religiões e à diversidade cultural. Para finalizar, sugerimos uma grande exposição com todos os trabalhos pelos ambientes da escola.